EMERGÊNCIA ALIMENTAR

O CCPF dispõe de 3 tipos de apoio na área da emergência alimentar:

Polo de distribuição do
Banco Alimentar Contra a Fome (BA)

Consiste na distribuição de alimentos, provenientes do BA, e de vestuário, proveniente de donativos recebidos, a pessoas residentes na União de Freguesias Pontinha/Famões que se encontrem economicamente desfavorecidas e em situação de exclusão social. A atribuição é feita por curtos períodos de tempo, sendo disponibilizada atualmente a cerca de 100 agregados familiares.

Cantina Social

Trata-se de um programa promovido pelo Instituto de Segurança Social, IP, que tem o propósito de apoiar pessoas em situações vulneráveis em termos de carência alimentar que não reúnam as condições necessárias para confecionar as suas refeições. Atualmente fornece refeições diárias a 34 beneficiários.

Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC)

Visa a distribuição de géneros alimentares e/ou de bens de primeira necessidade através do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC). O CCPF é a entidade coordenadora do programa no concelho de Odivelas – dirigido a 1796 pessoas – armazenando e distribuindo a totalidade dos produtos pelas 6 entidades mediadoras pertencentes ao consórcio; é também entidade mediadora, distribuindo diretamente alimentos a perto de 500 beneficiários; finalmente, é responsável pela dinamizando das ações de acompanhamento visando capacitar a totalidade dos beneficiários na seleção dos géneros alimentares, na prevenção do desperdício e na otimização da gestão do orçamento familiar.

Para aceder a qualquer forma de apoio alimentar é necessário que os interessados se dirijam à sede do CCPF, onde serão informados sobre os procedimentos a tratar e das condições de acesso aos mesmos.

DOCUMENTOS

REGULAMENTOS