HISTÓRIA

Em 1998, o Centro Comunitário de Paroquial de Famões (CCPF) nasce da preocupação da comunidade paroquial com as famílias carenciadas da zona e teve como fundador D. Daniel Batalha Henriques, bispo auxiliar de lisboa.

Em geral, a nossa população alvo é moradora nas freguesias de Pontinha e Famões, Odivelas e Ramada e Caneças.

O Centro é composto por uma vasta equipa de mais de 160 colaboradores e cerca de 20 voluntários.

Chegamos a mais de 2120 Famílias que usufruem dos nossos serviços.

1998

Nasce o Centro Comunitário Paroquial de Famões
Abertura do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), destinado a crianças a frequentarem o 1º ciclo do ensino básico.

1999

Abertura Centro de convívio
Abertura de um Centro de Convívio para idosos, sendo assinado o respetivo acordo, abrangendo 20 idosos.

 

Abertura ATL
Para os alunos da escola EB/JI SophiaMello Breyner. Posteriormente, foi expandido para a escola EB/JICasais de Trigache e EB/JI Quinta das Dálias. Através do Municípiode Odivelas o apoio às famílias em escolas públicas é estendido do1º ciclo (CATL) para o pré-escolar através das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF).

2000

Abertura do “Gabinete de Apoio e Acompanhamento Social”
Destinado a a acolher os indivíduos e as famílias, fazendo o atendimento e encaminhamento mediante as situações apresentadas.

 

Projeto contra a pobreza

Inicio do projeto contra a pobreza do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, foi possível dar início a um trabalho de desenvolvimento social local, com orientação e apoio às famílias a vários níveis (social, profissional, saúde, instrução e psicológico). 

2001

Inicio do “Cantinho do Amor”
Estrutura que juntamente com o Centro de Convívio, pretendeu responder de forma integrada às necessidades na prestação de cuidados personalizados e individualizados aos idosos no seu domicílio, especialmente aos que se encontram em situação de solidão, dependência e sem familiares próximos ou em condições de lhes prestar assistência. Este serviço contribui para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e familiares, tentando retardar ou evitar a institucionalização.

 

Inicio da “Casinha da Infância”,
Estrutura destinada a acolher as crianças a partir dos 3 meses e até aos 3 anos de idade (creche). Estas crianças eram oriundas de famílias de fracos recursos económicos, famílias desagregadas e/ou em situação de mono parentalidade e/ou vítimas de maus tratos ou em risco.

 

Inicio do “Espaço Jovem”
Destinado a jovens dos 12 e os 18 anos, criando-lhes condições para que possam ocupar os seus tempos livres convivendo com outros jovens, partilhando experiências e interesses.

2003

Reforço do pré-escolar
É assinado um acordo de cooperação para alargamento da resposta de Pré-escolar, que passa a funcionar no Casal da Silveira (Pólo de S. Rafael), em instalações cedidas pela Fábrica da Igreja.

2004

O “Cantinho do Amor”
Obtém o acordo de Serviço de Apoio Domiciliário, aumenta a cobertura semanal do apoio aos mais idosos, permitindo assim prestar este serviço nos 7 dias da semana.

2006

A “Casinha da Infância”
Obtém acordo de cooperação para creche permitindo assim continuar o trabalho de auxiliar as famílias mais necessitadas

2007

Inicio do Rendimento Social de Inserção (RSI)
Criação da primeira equipa de protocolo Rendimento Social de Inserção (RSI), dando sustentabilidade ao trabalho iniciado de apoio e acompanhamento social.

2008

Inicio do CLDS
O CCPF é convidado para ser a entidade coordenadora e executora do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) da Vertente Sul de Odivelas.

2009

Abertura do novo edifício e Criação do Centro de dia
Com o novo edifício sede, o Centro de Convívio foi transformado em resposta de Centro de dia onde os utentes passam a beneficiar de apoio de animação social e alimentação durante dia regressando no nosso transporte ao final do mesmo

2011

Alargamento do Rendimento Social de Inserção (RSI)
Criação de duas novas equipas RSI, aumentando o acompanhamento para 350 famílias.

2014

Alargamento dos programas de AAAF
O CCPF é convidado a expandir os programas de AAAF para mais duas escolas. O Centro ainda gere sete escolas no programa de Atividades de Enriquecimento Escolar (AEC).

2016

Alargamento da resposta social
Somos a entidade coordenadora do projeto CLDS (3ª geração) que visa promover a inclusão social e a qualidade de vidados residentes, o exercício dos direitos, da cidadania ativa e da parentalidade informada, o empreendorismo, a empregabilidade e o desenvolvimento sustentado.

Completamos o apoio na área da emergência alimentar, com programa das Cantinas Sociais.

Execução de um programa EDP Solidária com vista à inserção sócio profissional de utentes da comunidade cigana.

Inicio do Polo S. Gabriel
Transferência da gestão da SCML do Centro Infantil de Odivelas (Pólo de S. Gabriel) para o CCPF, passando a gerir mais respostas sociais de creche, creche familiar, pré-escolar e o Serviço de Apoio Domiciliário em Odivelas.

2017

Entidade coordenadora e mediadora do programa de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) para Odivelas.

2018

Comemoração dos 20 anos de existência do Centro Comunitário Paroquial de Famões.

2023

Comemoração dos 25 anos de existência do Centro Comunitário Paroquial de Famões e lançamento da nova imagem e logotipo da instituição.