QUEM SOMOS

O Centro Comunitário de Paroquial de Famões (CCPF) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de identidade cristã, que nasceu no ano de 1998, tendo os respetivos estatutos sido aprovados pelo Patriarcado de Lisboa em 25 de maio desse mesmo ano.

Em 1998, o Centro Comunitário de Paroquial de Famões (CCPF) nasce da preocupação da comunidade paroquial com as famílias carenciadas da zona e teve como fundador D. Daniel Batalha Henriques, bispo auxiliar de lisboa.

O CCPF rege-se por princípios e valores baseados na Doutrina Social da Igreja Católica.

Visão

O CCPF pretende ser uma instituição de referência no concelho, dando continuidade a um serviço cada vez mais qualificado com vista à melhoria da oferta de serviços e à satisfação dos seus utentes e da comunidade.

Missão

Promover ações de intervenção social em parceria com a comunidade, tendo em vista o bem comum e a qualidade dos cidadãos. 

Valores

Na sua atuação, o CCPF respeita a dignidade e a diversidade da pessoa humana, promovendo a solidariedade e o empoderamento das famílias, adotando uma lógica de qualidade e melhoria contínuas.

Princípios

– O respeito pela dignidade da pessoa humana;
– O respeito pela vida;
– A promoção do profissionalismo, rigor e seriedade, numa ótica de corresponsabilidade;
– A defesa da Família;
– A promoção da Justiça Social;
– A promoção e a melhoria contínuas dos serviços prestados.

A NOSSA IDENTIDADE

Logotipo comemorativo: 25 anos

Frase

“Fazei tudo o que Ele vos disser ” (Jo 2,5)

Cores

Azul – realeza, criatividade, tranquilidade, serenidade, harmonia, simboliza a água, o céu, o infinito, o espírito e a procura do divino.

Laranja – criatividade, energia, entusiasmo, comunicação, espontaneidade, verão, calor, diversão, liberdade, atitudes positivas, alegria, prosperidade, sucesso, desperta a mente, coragem.

ONDE ATUAMOS

O CCPF atua nas seguintes respostas sociais:
– Infância e juventude com Berçário e Creche, Creche Familiar, Pré-escolar e Apoio à Atividade Escolar e Familiar (AAAFCAF e CATL).

– Sénior com Centro de dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

  Intervenção Social com Rendimento Social de Inserção (RSI), Emergência Alimentar, Inserção Profissional e Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SAASI).

O CCPF proporciona à comunidade estas respostas sociais e serviços, em permanência e durante todo o ano, chegando a mais de 2120 Famílias.

OS NOSSOS ESPAÇOS

O CCPF tem os 3 espaços, designamos de “Pólos” onde prestamos os nossos serviços:

Pólo São Miguel

É o edifício sede do CCPF. Está localizado em Famões.

É onde funcionam os serviços administrativos e a Direção Executiva.
Dispõe ainda das seguintes respostas sociais:

– Berçário e creche

– Coordenação das equipas de ATL (AAAF, CAF e CATL), que prestam serviço nas escolas públicas primárias de Casais de Trigache, Quinta das Dálias, Sophia de Mello Breyner, Vale Grande e Quinta da Paiã

– Centro de dia

– Serviço de apoio domiciliário

– Coordenação da Unidade de Desenvolvimento e Inserção Social, onde se incluem a Equipa de Protocolo RSI, a gestão e distribuição do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), a distribuição do Banco Alimentar e a distribuição da Cantina Social.

Contactos

Pólo São Rafael

Está localizado na Casal de Silveira (em Famões).
É onde funciona a unidade de confeção alimentar e o pré-escolar

Contactos

Pólo São Gabriel

Está localizado em Odivelas (no antigo Centro Infantil de Odivelas).
Dispõe das seguintes respostas sociais:

– Berçário e creche 

– Coordenação da creche familiar 

– Pré-escolar 

– Serviço de apoio domiciliário 

Contactos